terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CONCEITO DE NICHO DE MERCADO

mercado de nicho


O conceito de nicho transmite a ideia de “subconjunto”. Nichos são segmentos de mercado com necessidades específicas.Essas necessidades definem as características dos produtos, serviços ou informações que o público-alvo desse segmento deseja consumir.Por exemplo, os potenciais compradores de Ferraris compõem o público-alvo de um segmento específico do mercado de automóveis, pois eles não desejam apenas comprar um carro; eles buscam:


1) um carro importado,
2) de luxo e
3) tem que ser uma Ferrari.

Os nichos subdividem-se e aprofundam-se em segmentos cada vez mais específicos, podendo ser explorados em qualquer um dos subníveis. 
Exemplo:

Nicho de Produto

carros → carros importados → carros importados de luxo → carros importados de luxo Ferrari, etc.

Poque especificar um nicho?

Especificamos um nicho para:

ENCONTRAR UMA DEMANDA
  • Nichos populares e abrangentes são dominados pelas grandes marcas.Para quem está começando a exploração de um mercado,o mais sensato é procurar brechas onde as marcas populares não conseguem adentrarem ou não souberam suprir as necessidades do público.
DIMINUIR A CONCORRÊNCIA
  • Quanto mais especifico for seu o nicho e suas necessidades,mais especializado você se torna em supri-lo.A especialização em atender as necessidades do público concede vantagens frente á concorrência,já que satisfaz os anseios do mercado que essa concorrência falha em suprir.
ENCONTRAR COMPRADORES QUALIFICADOS
  • Clientes em potencial que se  encaixam em nichos específicos apresentando-se mais propenso para o consumo de seus produtos,pois se encontram em etapa avançada do processo de compra.Eles sabem o que querem;pesquisaram e avançaram e suas decisões de adquirir um produto,serviço ou informação.
CORRESPONDER OS RECURSOS Á REALIDADE
  • A especificação do nicho possibilita a concentração de recursos e esforços e também facilita a administração do projeto.Se você escolhesse,por exemplo um nicho muito abrangente como a "internet",que direção iria tomar?.Você precisaria de muito esforço e tempo para desenvolver um tema tão amplo com o esse.
COMO ESCOLHER UM NICHO?

Se você é candidato a blogueiro ,sugiro tres critérios que você deve levar em consideração antes de começar qualquer coisa.

INTERESSE E COMPETÊNCIA

Procure explorar assuntos pelos quais você sinta interesse verdadeiro ou possua competência na área.Ter somente interesse é melhor que somente competência,porque co aquele você pode adquirir esta,mas a recíproca pode não ser verdadeira.Se você possui os dois,melhor ainda!O que não é aceitável é começar um empreendimento e não conclui-lo por falta de motivação.Você vai precisar estudar,pesquisar e gerar bastante conteúdo dentro da área escolhida.Se seu interesse não for genuíno,a tendencia é você desistir após alguns meses de trabalho.

DEMANDA E CONCORRÊNCIA

Quando escolher seu nicho,verifique se há público e disposição de consumo para ele (demanda). Suponha que você exagerou na profundidade do nicho internet → internet
marketing → geração de tráfego → search engine marketing →seo → seo on-page → indexação. Será que há público razoável para um nicho tão específico? E se você decidir falar sobre Internet Marketing em geral ou escolher um assunto já explorado pelos outros? Está disposto a encarar a concorrência? Acha que possui algum diferencial que lhe dê vantagem? Na blogosfera, será que você poderá explorar um ângulo ainda não tratado pelos demais
blogueiros?

RENTABILIDADE

Certamente você vai querer ganhar dinheiro com o nicho que escolher. Ganhar dinheiro não deve ser a motivação primordial para desenvolver seu tema. Dinheiro é conseqüência. No entanto, se deseja rentabilizar seu trabalho, deve verificar previamente se há possibilidade de gerar renda dentro do nicho que você optou desenvolver. Será que existe algum produto ou serviço relacionado ao nicho que você possa oferecer? As pessoas pagariam pela informação que você distribuirá? Pense nisso.



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário
Obrigado!!